Queda de energia: é importante registrar uma queixa!!
Quando o problema é recorrente no bairro, muitos moradores desistem de registrar a reclamação na concessionária. Ou delegam a tarefa a terceiros, algo mais comum quando a queda atinge mais imóveis – o raciocínio é: “não vou reclamar porque algum dos meus vizinhos vai fazer isso”.
É uma atitude compreensível, mas equivocada.
Cada reclamação é importante.
Por que reclamar é importante?
O volume de queixas serve de base para a definir prioridades de atendimento. E pode ser usado para avaliação de entidades reguladoras, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ou para fundamentar medidas de órgãos como o Procon.
Para resolver a queda de energia, o único canal é mesmo a concessionária.
Os outros servem para inscrever queixas contra o serviço da CPFL que farão gestões para imposição de melhorias na Rede e Atendimento.
Veja como contatar cada um.
CPFL
(para agilizar o processo, tenha em mãos seus documentos pessoais e a conta de energia elétrica. Se for o caso, anote o protocolo, o nome do atendente e o horário de atendimento)
Telefone: 0800 010 10 10
WhatsApp: (19) 99908-8888
Atendimento online: https://servicosonline.cpfl.com.br/agencia-webapp/#/falta-energia/usuario-deslogado/busca-endereco
Ouvidoria: https://www.cpfl.com.br/agencia/ouvidoria
Procon-SP
(para agilizar o processo, tenha em mãos seus documentos pessoais e dados do atendimento da Enel, como protocolo, onome do atendente e o horário de atendimento)
Telefone: 151
Atendimento eletrônico: https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
Aneel
(para agilizar o processo, tenha em mãos seus documentos pessoais e dados do atendimento da Enel, como protocolo, onome do atendente e o horário de atendimento)
Telefone: 167
Formulário eletrônico: https://www2.aneel.gov.br/faleconosco/login.asp?pFicar=1
Chat com atendente humano: https://prime.altubots.com/chats/aneel/394857da33e92113a9d6c70d46b3d7a6/index.html